Translate it

Intercâmbio com o Rotary

O QUE É O INTERCÂMBIO DE JOVENS DO ROTARY?
É uma oportunidade para os jovens estudarem no exterior, onde podem passar de algumas semanas a um ano inteiro como estudantes internacionais recebidos pelos Rotary Clubs locais.
O INTERCÂMBIO É INDICADO PARA VOCÊ?
Os intercâmbios são indicados para pessoas de 15 a 19 anos que:
·         Demonstraram liderança em suas escolas e comunidades
·         Sejam flexíveis e estejam dispostos a experimentar coisas novas
·         Estejam abertos a diferenças culturais
·         Possam servir como embaixadores de seus próprios países
QUANTO CUSTA?
O custo varia de acordo com o país. Rotary Clubs locais generosamente recebem os estudantes e fornecem acomodação e refeições com uma família anfitriã, além de uma pequena mesada. Geralmente, são de responsabilidade dos participantes:
·         Passagens aéreas de ida e volta
·         Seguro
·         Documentos de viagem (como passaportes e vistos)
·         Dinheiro para despesas gerais e de passeio, viagens adicionais
COMO SE CANDIDATAR?                                     
Entre em contato com seu Rotary Club da sua cidade para saber se ele participa e conhecer os tipos de programas oferecidos e o processo de inscrição. Como o processo de seleção e orientação pode ser lento, sugerimos que você se candidate de 6 a 12 meses antes da data em que planeja viajar.
TIPOS DE INTERCÂMBIO:
  • CURTA DURACÃO: o intercambista passa as férias no exterior. Geralmente, não envolvem experiência acadêmica. A duração é de, em média, 2 meses;
  • LONGA DURAÇÃO: o intercambista entre 15 e 19 anos cursa um ano letivo no exterior e mora na casa de uma ou até quatro famílias, sendo três o mais comum.


PROCESSO SELETIVO:
Tendo em vista que o Intercâmbio de Jovens do Rotary é muito procurado, o processo seletivo teve de ser posto em prática. Geralmente, é feito na mesma ordem posta abaixo. Ele pode variar de distrito para distrito ou de país para país.
Tal processo é divido em:

PRIMEIRA FASE

Application:

O estudante recebe o chamado application, que é um questionário que consiste em perguntar informações gerais, histórico médico, histórico dentário, relatório do diretor ou professor da escola, boletim das duas últimas séries cursadas e perguntas pessoais respondidas pelo candidato e seus pais. O application tem de 12 a 15 páginas e deve ter 4 cópias tiradas, a fim de que sejam mandadas para outros países.
Se o estudante é aceito no programa, o comitê do intercâmbio de jovens irá apontá-lo para um país anfitrião e mandar os papéis dele para aquele país.

Prova:

Em alguns distritos, uma prova é feita para testar os conhecimentos do candidato. Nesta prova são pedidos diversos assuntos, tais como: conhecimentos gerais, atualidades, conhecimentos de Rotary, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, história, entre outros.
A aplicação da prova é optativa, sendo que o distrito só a faz necessária no caso de muitos candidatos.
Tem entre 50 e 100 questões, tanto optativas quanto discursivas.

Entrevista(s):

Para testar o psicológico e emocional do candidato, entrevistas são feitas para selecionar os melhores preparados.
Provavelmente, o estudante será inicialmente entrevistado por um Rotary Club e, depois de avaliado, esse clube concordará em patrociná-lo.
Ele provavelmente passará por uma outra rodada de entrevistas no distrito antes de uma decisão final. Em alguns distritos, há muita competição por apenas poucas vagas. Em outros, existem mais vagas do que candidatos. E na maioria das vezes que isso acontece, o distrito aceita todos aqueles que estão qualificados e preparados.
O comitê de intercâmbio pode levar uma variedade de fatores em consideração quando fizer acordo com o país anfitrião, incluindo os países que o estudante está mais interessado, habilidades linguísticas, o número de candidatos esperando para ir para cada país e aonde os rotarianos acham ser o país mais apropriado para o estudante. Outra maneira de decidir feita por alguns distritos é uma entrevista valendo pontos. Nestes distritos, caso três candidatos requerem França como sua primeira opção e o distrito pode mandar somente um estudante para lá, os rotarianos deverão mandar aquele que mais pontuou em sua entrevista.
É comum que a família do candidato também seja entrevistada.

SEGUNDA FASE

Guarantee form:

O candidato pode ou não ter sua vaga garantida no primeiro país de sua preferência. Portanto, é aconselhável que se faça uma lista com países de preferência para agilizar a confirmação. A confirmação se dá quando o candidato recebe o guarantee form (GF) ou formulário de garantia, em português.
Após o país anfitrião receber o application do estudante, os papéis serão encaminhados para um Rotary Club anfitrião, que vai arranjar famílias e escola anfitriãs para o intercambista. O clube anfitrião pegará uma variedade de assinaturas do application e depois mandar parte disso de volta para a casa do estudante no país de origem como garantia de sua estadia no exterior. Esses formulários são geralmente necessários para que os candidatos possam tirar o visto para ir para o país anfitrião.

VOCÊ PODE HOSPEDAR UM ESTUDANTE DE INTERCÂMBIO?

Hospedar um estudante de intercâmbio pode ser uma experiência incrivelmente gratificante para a sua família, proporcionando uma vivência internacional sem que você precise sair de casa. As famílias anfitriãs fornecem acomodação e refeições, e compartilham suas vidas com os intercambistas, envolvendo-os na família, na comunidade e em atividades culturais.

http://www.rotary.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário